sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Aprendizagem uma Nova Proposta


SILVA, Ilvana Francisca da.
MEIRELES, Adriana de.
SANTOS, Josiana Maria dos.
ARRUDA, Iza Rosa Moraes de


            A aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto os estudos, dados têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização. Considerando que a escrita é uma forma mais requisitada pela escola e se constituiu como elemento básico para avaliação escolar, este estudo teve por objetivo estabelecer eventuais diferenças entre as crianças avaliadas, segundo as variáveis idades.
            O mundo hoje exige do profissional da educação um papel mais dinâmico e autônomo de pesquisador. O professor não pode mais ser um mero aplicador de métodos e técnicas elaboradas por outros. Ele deve assumir uma posição política frente ao seu trabalho e procurar competências coerentes a ela, construindo assim a sua práxis. Frente a essas questões e a necessidade de aprofundar estudos sobre as teorias educacionais a fim de que a prática pedagógica futura dos professores possa adquirir consistência, perceber as relações entre a prática e as pesquisas educacionais inseridas num contexto histórico, político e social, criando assim, um movimento para o redimensionamento do currículo.
            Uma nova proposta pedagógica para o inicio da educação obrigatória deve atender as características potencialidades e necessidades específicas da criança. Para que ela seja efetivamente incluída, devem-se respeitar suas especificidades nas dimensões afetiva, cognitiva, social, e psicológica. Afinal as necessidades da criança não se limitam a desenvolver determinados conhecimentos, ao contrário, sua forma de se relacionar com o mundo se dão primordialmente por meio de brincadeira, que consiste numa forma de refletir, conhecer, dialogar, expressar e elaborar sentimentos.
            A inclusão implica também em uma mudança de paradigmas, de conceitos e costumes, que fogem as regras tradicionais, ainda fortemente calcados na linearidade do pensamento, no primado do racional e do ensino, na transferência dos conteúdos curriculares. Ainda existe uma resistência por parte das escolas, em concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre não ter profissionais especializados, salas adequadas ou acessos dentro das escolas, exemplo para os cadeirantes, entre outras. A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global.
            A educação é, portanto um direito de todos, e assegurá-lo é necessariamente, dar boas vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidade ou dificuldades. Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano escolar, visando capacitar e melhorar a vida desse educando.


SALVADOR, César Coll. A aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Palavras-Chave: Brincadeiras; Aprendizagem; Proposta.

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