SILVA, Ilvana
Francisca da.
MEIRELES,
Adriana de.
SANTOS,
Josiana Maria dos.
ARRUDA, Iza Rosa Moraes de
A
aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto os
estudos, dados têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo
de escolarização. Considerando que a escrita é uma forma mais requisitada pela
escola e se constituiu como elemento básico para avaliação escolar, este estudo
teve por objetivo estabelecer eventuais diferenças entre as crianças avaliadas,
segundo as variáveis idades.
O
mundo hoje exige do profissional da educação um papel mais dinâmico e autônomo
de pesquisador. O professor não pode mais ser um mero aplicador de métodos e
técnicas elaboradas por outros. Ele deve assumir uma posição política frente ao
seu trabalho e procurar competências coerentes a ela, construindo assim a sua
práxis. Frente a essas questões e a necessidade de aprofundar estudos sobre as
teorias educacionais a fim de que a prática pedagógica futura dos professores
possa adquirir consistência, perceber as relações entre a prática e as pesquisas
educacionais inseridas num contexto histórico, político e social, criando
assim, um movimento para o redimensionamento do currículo.
Uma
nova proposta pedagógica para o inicio da educação obrigatória deve atender as
características potencialidades e necessidades específicas da criança. Para que
ela seja efetivamente incluída, devem-se respeitar suas especificidades nas
dimensões afetiva, cognitiva, social, e psicológica. Afinal as necessidades da
criança não se limitam a desenvolver determinados conhecimentos, ao contrário,
sua forma de se relacionar com o mundo se dão primordialmente por meio de
brincadeira, que consiste numa forma de refletir, conhecer, dialogar, expressar
e elaborar sentimentos.
A
inclusão implica também em uma mudança de paradigmas, de conceitos e costumes,
que fogem as regras tradicionais, ainda fortemente calcados na linearidade do
pensamento, no primado do racional e do ensino, na transferência dos conteúdos
curriculares. Ainda existe uma resistência por parte das escolas, em
concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre não ter profissionais
especializados, salas adequadas ou acessos dentro das escolas, exemplo para os
cadeirantes, entre outras. A inclusão é, portanto um conceito intrigante, que
busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em seu sentido mais global.
A
educação é, portanto um direito de todos, e assegurá-lo é necessariamente, dar
boas vindas a esse aluno, sem questionar suas possibilidade ou dificuldades.
Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano escolar, visando capacitar e
melhorar a vida desse educando.
SALVADOR, César Coll. A aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1994.
Palavras-Chave: Brincadeiras;
Aprendizagem; Proposta.
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