ADRIANO, Katywcia Leite Bispo
LOUSADA, Evellyn de Souza.
COSTA, Luciana Ferreira Cruz.
ANDRADE, Rosiane Mahara
É através da
leitura que fazemos a internalização das informações e por meio desta
adquirimos a habilidade de ver as coisas com novos significados, novas
perspectivas, além do que a leitura é uma forma de nos apropriarmos da
realidade na qual estamos condicionados. Fazer uma conscientização dessa
importância, principalmente na base da formação dos futuros leitores que se
inicia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, enfatizando que independente
do tipo de leitura, seja ela informativa ou não, apresenta uma relação com o
real, despertando também o imaginário, a criatividade, realçando ainda que a
mesma é mediadora entre cada ser humano, facilitando a comunicação entre todos.
A infância é o melhor momento para o indivíduo
iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da palavra. É entre os
oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura. Inúmeros
pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância
de se incluir o livro no dia-a-dia da criança. Bamberger afirma que, comparada
ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas.
Em
vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à sua disposição
por cortesia do patrocinador comercial, ou entre os filmes disponíveis no
momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do
passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada,
podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para
refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.
Essa flexibilidade garante o interesse continuo pela leitura, tanto em relação
à educação quanto ao entretenimento. Esses primeiros contatos despertam na
criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o
processo de alfabetização. A possibilidade de que essa experiência sensorial
ocorra será maior quanto mais freqüente for o contato da criança com o livro.
Às crianças brasileiras, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de
fatores sociais, econômicos e políticos.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo:
Ática, 2002.
Palavras-Chave: Leitura; Aprendizagem; Conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário