LEAL, Mariza
PEREIRA, Leni
Ramos
TELES, Julie
Cristina dos Reis.
SANTOS,
Cristiane Maria dos.
O ensino de leitura tem sido objeto
de estudo de muitos pesquisadores. Através dos tempos a forma de abordagem em
relação ao ensino de leitura foi sofrendo algumas alterações, resultado de
discussões, propostas metodológicas e pesquisas referentes ao processo de
aquisição de leitura. Sem dúvida, uma das maiores “revoluções” referentes ao
ensino de leitura e escrita foi à concepção construtivista, a qual possibilitou
uma reflexão aos métodos até então utilizados.
A partir de
novas concepções como o construtivismo e o interacionismo, foram formuladas
novas diretrizes para a educação. Atualmente as concepções abordadas nos PCN’s
propõem um ensino voltado para as diversidades textuais, através de sugestões e
orientações, os PCNs norteiam a prática de alfabetizadores e demais
professores.
Atualmente,
há um grande número de pesquisa sobre as histórias de leitura dos professores.
Estas pesquisas evidenciam que os conhecimentos com os quais se deparam no
decorrer de suas vidas profissionais são incorporados às práticas pedagógicas
desenvolvidas.
Ângela
Kleiman aborda a questão do letramento e formação do professor, ela comenta
sobre a importância de práticas de leituras em programas para o desenvolvimento
de capacidades profissionais. Ela argumenta que “são necessários uma
perspectiva crítica e programas de formação da professora culturalmente
sensíveis para desenvolver práticas de letramento que tenham a ver com as
competências discursivas do professor, sua credibilidade e sua legitimidade,
permitindo-lhe desfrutar dos benefícios do “bom” letramento...”.
Para ela,
formar leitores não é se limitar a produzir relações externas com os livros,
mas considerar a leitura como “desencadeadora de processos cognitivos, de
diálogos interiores, de reflexão, de crítica, de partilha e de conclusão” (1995
p. 48). Enfim, ao realizar pesquisas que envolvem a leitura, seja de educadores
ou de educando, os pesquisadores nos mostram o panorama em que se encontra a
problemática da formação de leitores.
KLEIMAN,
A. B. (org.) Os significados do
letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.
Campinas, Mercado das Letras, 1995.
Palavras Chave; Leitura; Capacidade; Reflexão.
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