sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Leitura


LEAL, Mariza
PEREIRA, Leni Ramos
TELES, Julie Cristina dos Reis.
SANTOS, Cristiane Maria dos.

                                                                                    
O ensino de leitura tem sido objeto de estudo de muitos pesquisadores. Através dos tempos a forma de abordagem em relação ao ensino de leitura foi sofrendo algumas alterações, resultado de discussões, propostas metodológicas e pesquisas referentes ao processo de aquisição de leitura. Sem dúvida, uma das maiores “revoluções” referentes ao ensino de leitura e escrita foi à concepção construtivista, a qual possibilitou uma reflexão aos métodos até então utilizados.
            A partir de novas concepções como o construtivismo e o interacionismo, foram formuladas novas diretrizes para a educação. Atualmente as concepções abordadas nos PCN’s propõem um ensino voltado para as diversidades textuais, através de sugestões e orientações, os PCNs norteiam a prática de alfabetizadores e demais professores.
            Atualmente, há um grande número de pesquisa sobre as histórias de leitura dos professores. Estas pesquisas evidenciam que os conhecimentos com os quais se deparam no decorrer de suas vidas profissionais são incorporados às práticas pedagógicas desenvolvidas.
            Ângela Kleiman aborda a questão do letramento e formação do professor, ela comenta sobre a importância de práticas de leituras em programas para o desenvolvimento de capacidades profissionais. Ela argumenta que “são necessários uma perspectiva crítica e programas de formação da professora culturalmente sensíveis para desenvolver práticas de letramento que tenham a ver com as competências discursivas do professor, sua credibilidade e sua legitimidade, permitindo-lhe desfrutar dos benefícios do “bom” letramento...”.
            Para ela, formar leitores não é se limitar a produzir relações externas com os livros, mas considerar a leitura como “desencadeadora de processos cognitivos, de diálogos interiores, de reflexão, de crítica, de partilha e de conclusão” (1995 p. 48). Enfim, ao realizar pesquisas que envolvem a leitura, seja de educadores ou de educando, os pesquisadores nos mostram o panorama em que se encontra a problemática da formação de leitores.

KLEIMAN, A. B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995.

Palavras Chave; Leitura; Capacidade; Reflexão.

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