sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Avaliação enquanto reflexão


SOUZA, Claudia Aguiar de Souza.
POPOVICCE, Ana Maria.
ARRUDA, Rita Rosa de.
RIBEIRO, Deusamar Santos.                                             


          Quando nos referimos ao termo avaliação, logo vem a mente uma situação em sala de aula em que o professor por meio de um exercício, meça a capacidade de seu aluno. Esta é a concepção de avaliação mais corrente no ambiente escolar. Avaliação somativa, com caráter excludente, rotulador que desconsidera as inúmeras possibilidades de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Em seu processo considera apenas um instrumento de avaliação que é prova, não contemplando o princípio da heterogeneidade entre os alunos, tanto com relação ao ritmo de aprendizagem, como a forma com que cada um aprende.
          Porém, a avaliação não se caracteriza como uma medição de conhecimentos em momentos pontuais, pelo contrário é avaliação de um processo, de uma construção da aprendizagem e, do ensino. O processo não cabe apenas ao aluno, mas também a prática pedagógica do educador que procura melhorar sua ação, rever sua forma de trabalho, seus métodos e adequá-los a realidade de sua turma. E, em alguns casos, repensar as concepções de ensino-aprendizagem que definem e orienta sua ação.
          No momento em que se avalia não se considera somente o desenvolvimento do aluno, mas também o papel do professor, sua postura diante do ensino, se cumpriu com seu trabalho de mediar a construção do conhecimento. Neste sentido, avaliar significa refletir sobre o que se faz, sobre o que se sabe, sobre as falhas, sobre as possíveis oportunidades de melhoria da aprendizagem do aluno e da prática do professor. Avaliação tem um caráter qualitativo e não quantitativo.

LUCKESI, Cipriano C. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica. In:__. Avaliação da Aprendizagem escolar. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 1999, p. 102-119.

Palavras-Chave: Avaliação; Reflexão; Ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário