sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Gestão Democrática da Escola


ADRIANO, Katywcia Leite Bispo
LOUSADA, Evellyn de Souza.
PEREIRA, Almira Domingos.
PEDROSO, Carla de Cássia.


A gestão democrática possui alguns mecanismos que possibilitam a participação da comunidade, um deles já foi ressaltado antes, que é a eleição de diretores, depois deste, tem-se o projeto político pedagógico, o conselho escolar e o repasse financeiro. Considerando estes mecanismos é interessante ter em mente que o principal deles é a construção do projeto político pedagógico, pois ele se configura na atividade fim da escola, que é a educação. Neste projeto deve conter as características sociais da comunidade a qual a escola está inserida, deve conter o currículo da escola, que se refere aos objetivos da educação daquela escola levando em conta seu contexto social, precisa abordar a organização da prática pedagógica e ainda o regimento escolar. Este documento apesar de ter que ser construído no momento de criação da escola, nem sempre isto acontece, desta forma a secretaria de educação estabelece uma data limite para que ele seja feito. É importante que ele seja sempre revisado com o intuito de corrigir as falhas e adequá-lo as mudanças ocorridas na escola, ou até mesmo para verificar se de fato está sendo cumprido o que se propôs a fazer.
            O conselho escolar também se caracteriza como um mecanismo de participação, ele é um espaço privilegiado para discussões, influência direta dos envolvido no andamento da escola. No conselho escolar deve conter representantes de todos os segmentos da escola, são eles: pais, alunos, professores, funcionários e o diretor que dependendo do sistema de ensino ele é membro nato do conselho, não podendo desta forma participar da eleição para presidente. Esses representantes devem representar os anseios e desejos dos segmentos ao qual pertence e nunca interesses próprios. O colegiado pode ser de natureza consultiva em que apenas é consultado podendo fazer sugestões ou deliberativa em que pode tomar decisões. No conselho os trabalhos podem ser de natureza normativa relacionados às questões pedagógicas, de natureza administrativa se preocupando com a manutenção do espaço físico e de equipamentos, e de natureza financeira direcionada para a utilização e fiscalização dos recursos destinados a escola, além de ter que lidar com questões relacionadas a gerência de recursos humanos, instância recursal e dinamizadora de participação.

BASTOS, João Baptista. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In:_. Gestão democrática. 4ª ed. Rio de Janeiro: DP&A/SEPE, 2005.

Palavras-Chave: Gestão Democrática; Participação; Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário