sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Educação Física e a criança


OLIVEIRA, Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima Rosangela.
SANTO, Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson de Oliveira.

            A proposta da educação infantil deve estar permeada por uma concepção de criança que valorize o sujeito e o seu processo de formação humana. A educação infantil deve ser o espaço onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Através da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua intervenção nesse mundo.
            A criança a partir do momento que é inserida na sociedade passa a se apropriar do conhecimento social estabelecendo relações com outras crianças, com outros adultos, iniciando seu processo de humanização. Quando compreendemos a educação infantil dessa forma, compreendemos a educação física como uma das possibilidades nessa construção de saberes. Vale ressaltar, é fundamental que os profissionais que atuam na pré-escola devem desenvolver nas crianças de zero a seis anos todas as dimensões do processo de humanização, sendo eles os aspectos afetivo, social, motor e cognitivo. Considerando a criança em sua totalidade.
            Partindo dessa concepção de infância, a educação física deve ser considerada fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, desde que o movimento humano seja considerado como elemento da cultura que tematiza diferentes formas por ele apropriadas histórica e culturalmente. A educação física na educação infantil possibilitará á criança à descoberta, o conhecimento e a vivência do movimentar. Contribuindo para a formação humana integral e plena da criança por meio de seus conteúdos da cultura corporal, além de favorecer a ampliação de experiências de movimento e construção de conhecimentos.
            A educação física escolar é uma área de atuação fundamental para trabalhar o desenvolvimento da criança de forma interdisciplinar com a pedagogia e psicologia. É relevante sua contribuição aos educadores de outros componentes curriculares, pois o seu programa caracteriza-se pela continuidade de experiências de movimentos, destinados a ajudar a criança a adquirir habilidades motoras e conceitos, desenvolvendo sua capacidade de agir de forma alegre e efetiva em todas as experiências de vida quer seja social, mental ou física. A educação física age de acordo com as individualidades e estimulando o espírito de liberdade e criatividade onde o professor deve desenvolver atividades de acordo com a faixa etária.
            A criança tem conhecimento de ações motoras, mas quando estimulada e consciente sobre isso poderá entender o que se passa no seu corpo e tudo a sua volta, conquistando e consolidando a motricidade para o seu desenvolvimento intelectual e corporal. As atividades de brincar e jogos permitem a ludicidade e variedade dos movimentos humanos, onde estes adquirem aptidões, habilidades e capacidades. Os programas de atividades motoras devem conter desafios aos alunos, permitir a participação de todos, respeitar suas limitações, propiciar autonomia e, sobretudo enfatizar o potencial no domínio motor.


ROSA, Sammy S. Brincar, Conhecer, Ensinar. Coleções Questões da Nossa Época. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Palavras-Chave: Criança; Atividade física; Aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário