OLIVEIRA,
Francisca Souza.
ARRUDA, Fátima
Rosangela.
SANTO,
Marilene do Espírito.
ROSA, Peterson
de Oliveira.
A proposta da educação infantil deve
estar permeada por uma concepção de criança que valorize o sujeito e o seu
processo de formação humana. A educação infantil deve ser o espaço onde a
criança poderá ter acesso a conhecimentos formados historicamente ao mesmo
tempo em que participa como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Através
da interação da criança com o outro, ela irá descobrir-se, descobrir o outro,
descobrir o mundo, experimentando, e criar novos significados para sua
intervenção nesse mundo.
A criança a partir do momento que é
inserida na sociedade passa a se apropriar do conhecimento social estabelecendo
relações com outras crianças, com outros adultos, iniciando seu processo de
humanização. Quando compreendemos a educação infantil dessa forma,
compreendemos a educação física como uma das possibilidades nessa construção de
saberes. Vale ressaltar, é fundamental que os profissionais que atuam na
pré-escola devem desenvolver nas crianças de zero a seis anos todas as
dimensões do processo de humanização, sendo eles os aspectos afetivo, social,
motor e cognitivo. Considerando a criança em sua totalidade.
Partindo dessa concepção de
infância, a educação física deve ser considerada fundamental para a
aprendizagem e desenvolvimento das crianças, desde que o movimento humano seja
considerado como elemento da cultura que tematiza diferentes formas por ele
apropriadas histórica e culturalmente. A educação física na educação infantil
possibilitará á criança à descoberta, o conhecimento e a vivência do
movimentar. Contribuindo para a formação humana integral e plena da criança por
meio de seus conteúdos da cultura corporal, além de favorecer a ampliação de
experiências de movimento e construção de conhecimentos.
A educação física escolar é uma área
de atuação fundamental para trabalhar o desenvolvimento da criança de forma
interdisciplinar com a pedagogia e psicologia. É relevante sua contribuição aos
educadores de outros componentes curriculares, pois o seu programa
caracteriza-se pela continuidade de experiências de movimentos, destinados a
ajudar a criança a adquirir habilidades motoras e conceitos, desenvolvendo sua
capacidade de agir de forma alegre e efetiva em todas as experiências de vida
quer seja social, mental ou física. A educação física age de acordo com as
individualidades e estimulando o espírito de liberdade e criatividade onde o
professor deve desenvolver atividades de acordo com a faixa etária.
A criança tem conhecimento de ações
motoras, mas quando estimulada e consciente sobre isso poderá entender o que se
passa no seu corpo e tudo a sua volta, conquistando e consolidando a
motricidade para o seu desenvolvimento intelectual e corporal. As atividades de
brincar e jogos permitem a ludicidade e variedade dos movimentos humanos, onde estes
adquirem aptidões, habilidades e capacidades. Os programas de atividades
motoras devem conter desafios aos alunos, permitir a participação de todos,
respeitar suas limitações, propiciar autonomia e, sobretudo enfatizar o
potencial no domínio motor.
ROSA, Sammy S. Brincar,
Conhecer, Ensinar. Coleções Questões da Nossa Época. 3 ed. São Paulo:
Cortez, 2002.
Palavras-Chave: Criança;
Atividade física; Aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário