sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O trabalho com jogos educativos na disciplina de matemática


ALMEIDA, Cristina de Jesus Araújo.
EGUES, Marizete.
VIEIRA, Vânia Maria de Almeida.
PASINI, Lurdes Rosa


            Os jogos auxiliam na construção de conceitos matemáticos. Ao participar de um jogo pedagógico bem elaborado, o aluno retoma o que já sabe e tem oportunidade de confrontar o que fez com o que o seu colega fez. Essa troca de informações leva o aluno a conjecturar e formular hipóteses, a criar estratégias pessoas, retificar, elaborar e reelaborar conceitos, a compreender e realizar, além de estimular atitudes éticas adequadas em relação à atividade proposta.
            É saudável que o aluno se sinta desafiado, lute e busque recompensa na competição e na vitória. Mas como alcançar essas condições sem que a ação resulte nos confrontos inadequados? Como premiar a vitória sem tornar o aprendizado um momento de troca mercenária? Essas questões, de grande importância, devem permear o trabalho do educador. Não há limites para a criação de jogos educativos. É possível imaginar inúmeras situações de aprendizado em que um jogo pode ajudar a atingir os objetivos propostos.
Segundo Kishimoto (1994, p.21): o brincar e o jogo vinculam-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças  com base no brincar e nas linguagens artísticas. A concepção da autora sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade é fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". A autora vê o jogar como gênese da "metáfora" humana. Ou, talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.
Sabe-se que ainda hoje, encontram-se pessoas que duvidam que crianças possam aprender e se desenvolver, tratando-as com indiferença, não lhes oferecendo estímulos e as condições necessárias à vida de qualquer indivíduo. Se considerarmos que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas, em processos interativos, envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais, os jogos desempenham um papel de grande relevância para desenvolvê-la.

KISHIMOTO, Tizuco  Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez.

Palavras-Chave: Aprendizado; Construção; Atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário