ALMEIDA,
Cristina de Jesus Araújo.
EGUES,
Marizete.
VIEIRA, Vânia
Maria de Almeida.
PASINI,
Lurdes Rosa
Os jogos
auxiliam na construção de conceitos matemáticos. Ao participar de um jogo
pedagógico bem elaborado, o aluno retoma o que já sabe e tem oportunidade de
confrontar o que fez com o que o seu colega fez. Essa troca de informações leva
o aluno a conjecturar e formular hipóteses, a criar estratégias pessoas,
retificar, elaborar e reelaborar conceitos, a compreender e realizar, além de
estimular atitudes éticas adequadas em relação à atividade proposta.
É saudável
que o aluno se sinta desafiado, lute e busque recompensa na competição e na
vitória. Mas como alcançar essas condições sem que a ação resulte nos
confrontos inadequados? Como premiar a vitória sem tornar o aprendizado um
momento de troca mercenária? Essas questões, de grande importância, devem
permear o trabalho do educador. Não há limites para a criação de jogos
educativos. É possível imaginar inúmeras situações de aprendizado em que um
jogo pode ajudar a atingir os objetivos propostos.
Segundo
Kishimoto (1994, p.21): o brincar e o jogo vinculam-se ao sonho, à imaginação,
ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças com base no brincar e nas linguagens
artísticas. A concepção da autora sobre o homem como ser simbólico, que se
constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de
sonhar, imaginar e jogar com a realidade é fundamental para propor uma nova
"pedagogia da criança". A autora vê o jogar como gênese da
"metáfora" humana. Ou, talvez, aquilo que nos torna realmente
humanos.
Sabe-se
que ainda hoje, encontram-se pessoas que duvidam que crianças possam aprender e
se desenvolver, tratando-as com indiferença, não lhes oferecendo estímulos e as
condições necessárias à vida de qualquer indivíduo. Se considerarmos que a
criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas, em processos
interativos, envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade,
corpo e interações sociais, os jogos desempenham um papel de grande relevância
para desenvolvê-la.
KISHIMOTO,
Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez.
Palavras-Chave:
Aprendizado; Construção; Atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário