quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O ensino da matemática



SILVA, Delma Letícia.
SANTOS, Cristina Aparecida dos.
SILVA, Nery Maria da.
COSTA, Luiza Maria.

Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino da matemática era aquela em que o professor apresentava o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstrações de propriedade seguindo um exercício de aprendizagem, fixação e aplicação e pressupunha que o aluno aprendia pela reprodução. Considerava-se que uma reprodução correta era evidência de que ocorra aprendizagem. Essa prática de ensino mostrou-se ineficaz, pois a reprodução correta poderia ser apenas uma simples indicação de que o aluno indicação de que o aluno aprendeu a reproduzir, mas não aprendeu o conteúdo.
Além de organizador o professor também é consultor nesse processo não mais aquele que expõe todo o conteúdo aos alunos, mas aquele que fornece as informações necessárias, que o aluno não tem condições de obter sozinho. Outra função é como mediador, ao promover a confrontação das propostas dos alunos, ao disciplinar as condições em que cada aluno pode intervir para expor sua solução, questionar, contestar.
Nesse papel, o professor é responsável por arrolar os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promover o debate sobre resultados e métodos, orientar as reformulações e valorizar as soluções mais adequadas. Atua como controle ao estabelecer as condições para a realização das atividades e fixar prazos, sem esquecer de dar tempo necessário ao aluno. Como um incentivador da aprendizagem, o professor estimula a cooperação entre os alunos, tão importante quanto a própria interação adulto/criança. Além da interação entre professor e aluno, a interação entre alunos desempenha papel fundamental na formação das capacidades cognitivas e efetivas.

RANGEL, Ana Cristina Souza. Matemática e construção do conhecimento na escola infantil. Educação e Realidade, Porto Alegre, janeiro/junho. 1994 p.149.

Palavras-Chave: Professor; Metodologia de ensino; Interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário