quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Avaliação no cotidiano


SILVA, Débora Viana da.
SANTOS, Onelma Guimarães dos.
TREVIZAN, Márcia Maria.

            A avaliação como prática pedagógica é uma questão bastante discutida pelos educadores, porque é vista como uma tarefa difícil de realizar de acordo com os parâmetros escolares, pois não se resume somente na realização de provas e atribuições de notas, avaliar um educando exige muito mais que isso, uma análise ou diagnóstico minucioso á respeito dos conhecimentos que os alunos já trazem consigo. Tendo este ponto de partida será fácil para traçar as metas de um ensino aprendizado com qualidade, sendo que, a educação deve ser vista e avaliada por um todo e não por blocos, visto que, essa prática possibilita um verdadeiro conhecimento do processo educacional. Enfoca a importância da escola como um ponto de partida à compreensão da pratica dos educadores, no entanto, sabemos da influência da avaliação classificatória e da necessidade que tem de repensar o próprio trabalho em busca de avanços coletivos que seja diário e criterioso, contudo um processo contínuo, sistemático e participativo ao ensino aprendizagem. Sendo assim, a mesma não recai somente sobre a aprendizagem dos discentes, ela nos fornece os elementos necessários para refletirmos a prática pedagógica.
            Considerando que é um processo por natureza dinâmico, deve ocorrer constantemente e caminhar junto com o aprendizado sabendo que a atribuição de metas para ambos é uma prática real no meio escolar, fazendo parte da pratica docente da escola, que o professor tenha em mente o que é avaliação, para que serve, e como saber desenvolvê-la. É através dela que o professor e a escola podem estar analisando a competência da prática pedagógica e investigar se os procedimentos utilizados realmente serviram para atingir os objetivos propostos, então cumprindo sua função didática, a avaliação contribui para a assimilação e fixação, por que a correção dos erros cometidos possibilita o aprimoramento, a ampliação e o profundamente de conhecimento e habilidades e desta forma, o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas. Embora seja um assunto bastante concentrado e estudado entre os profissionais da área da educação, notamos que a avaliação é a parte integrante para atingirmos o crescimento do aprendizado e detectamos onde está a falha, para em busca de soluções para os problemas que estão afligindo, pois esse é o momento de estar aperfeiçoando saberes e a partir desses estar construindo novos saberes que possibilitara ao docente e a escola em conjunto aumentar qualitativamente e quantitativamente os rendimentos no ensino aprendizado para atingir os objetivos que são traçados. Possibilita uma série de observações e reflexões sobre todos os aspectos educacionais e de gestão da escola, uma vez que, todos estão interligados e precisam estar em consonância e equilíbrio para que o pedagógico possa caminhar bem.
            Os aspectos a serem observados são os seguintes: gestão, comunicação entre os sujeitos da escola, formação dos professores, relacionamento entre coordenação e professores, materiais pedagógicos, estrutura física, quantidade de alunos na sala de aula, a forma como o trabalho está sendo realizado se de forma individual ou colaborativa entre os pares, planejamento, Projeto Político-Pedagógico, plano de ensino, metodologia de trabalho, relação família e escola,  concepção de ensino-aprendizagem, relacionamento entre professor e aluno. Enfim, ao se avaliar a aprendizagem do aluno é necessário considerar todos esses fatores que interferem diretamente no processo de ensino-aprendizagem e transformá-los se precisar.

MACEDO, Lino de. Para uma avaliação construtivista.  Escola em Movimento: Série Argumento, São Paulo: SE/CENP, 1994. p. 123-129.

Palavras Chave: Avaliação; Habilidades; Saberes.
                    

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