SILVA, Débora
Viana da.
SANTOS, Onelma
Guimarães dos.
TREVIZAN,
Márcia Maria.
A avaliação como prática pedagógica é
uma questão bastante discutida pelos educadores, porque é vista como uma tarefa
difícil de realizar de acordo com os parâmetros escolares, pois não se resume
somente na realização de provas e atribuições de notas, avaliar um educando
exige muito mais que isso, uma análise ou diagnóstico minucioso á respeito dos
conhecimentos que os alunos já trazem consigo. Tendo este ponto de partida será
fácil para traçar as metas de um ensino aprendizado com qualidade, sendo que, a
educação deve ser vista e avaliada por um todo e não por blocos, visto que,
essa prática possibilita um verdadeiro conhecimento do processo educacional. Enfoca
a importância da escola como um ponto de partida à compreensão da pratica dos
educadores, no entanto, sabemos da influência da avaliação classificatória e da
necessidade que tem de repensar o próprio trabalho em busca de avanços
coletivos que seja diário e criterioso, contudo um processo contínuo,
sistemático e participativo ao ensino aprendizagem. Sendo assim, a mesma não
recai somente sobre a aprendizagem dos discentes, ela nos fornece os elementos
necessários para refletirmos a prática pedagógica.
Considerando
que é um processo por natureza dinâmico, deve ocorrer constantemente e caminhar
junto com o aprendizado sabendo que a atribuição de metas para ambos é uma prática
real no meio escolar, fazendo parte da pratica docente da escola, que o
professor tenha em mente o que é avaliação, para que serve, e como saber desenvolvê-la.
É através dela que o professor e a escola podem estar analisando a competência
da prática pedagógica e investigar se os procedimentos utilizados realmente
serviram para atingir os objetivos propostos, então cumprindo sua função
didática, a avaliação contribui para a assimilação e fixação, por que a
correção dos erros cometidos possibilita o aprimoramento, a ampliação e o profundamente
de conhecimento e habilidades e desta forma, o desenvolvimento das capacidades
cognoscitivas. Embora seja um assunto
bastante concentrado e estudado entre os profissionais da área da educação,
notamos que a avaliação é a parte integrante para atingirmos o crescimento do
aprendizado e detectamos onde está a falha, para em busca de soluções para os
problemas que estão afligindo, pois esse é o momento de estar aperfeiçoando
saberes e a partir desses estar construindo novos saberes que possibilitara ao
docente e a escola em conjunto aumentar qualitativamente e quantitativamente os
rendimentos no ensino aprendizado para atingir os objetivos que são traçados.
Possibilita uma série de observações e reflexões sobre todos os aspectos
educacionais e de gestão da escola, uma vez que, todos estão interligados e
precisam estar em consonância e equilíbrio para que o pedagógico possa caminhar
bem.
Os
aspectos a serem observados são os seguintes: gestão, comunicação entre os
sujeitos da escola, formação dos professores, relacionamento entre coordenação
e professores, materiais pedagógicos, estrutura física, quantidade de alunos na
sala de aula, a forma como o trabalho está sendo realizado se de forma
individual ou colaborativa entre os pares, planejamento, Projeto Político-Pedagógico,
plano de ensino, metodologia de trabalho, relação família e escola, concepção de ensino-aprendizagem,
relacionamento entre professor e aluno. Enfim, ao se avaliar a aprendizagem do
aluno é necessário considerar todos esses fatores que interferem diretamente no
processo de ensino-aprendizagem e transformá-los se precisar.
MACEDO, Lino de. Para uma avaliação
construtivista. Escola em Movimento: Série Argumento, São
Paulo: SE/CENP, 1994. p. 123-129.
Palavras
Chave: Avaliação; Habilidades; Saberes.
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