quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trabalhando a sexualidade na escola


SILVA, Ilvana Francisca da.
RIBEIRO, Deusamar Santos
PAIÃO, Silvia Isabel Souza.
MORAES, Joelma Tolon Foles.


          A sexualidade é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento humano, caracterizando-se como uma necessidade básica do ser humano que não pode ser dissociada de sua vida, pois envolve sentimentos, pensamentos e ações. Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana é dinâmica e mutável. Portanto não só no mundo adulto como também no infantil, o tema tem singular importância. Ela é como um aspecto inerente ao ser humano, acompanha o indivíduo em cada fase da vida e se manifesta sob formas multifacetadas, portanto não é possível ignorar as diversas maneiras de expressá-la por parte de crianças e adolescentes no âmbito escolar. É através de comportamentos, que muitas vezes ignoramos, reprovamos, criticamos ou repreendemos, que o estudante expresse seus anseios, suas angústias, seus medos, suas necessidades e suas dúvidas sobre a sexualidade.
          Estudos apontam que mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças, juntamente com outras instâncias da sociedade, a escola nem sempre se envolve na intensidade necessária e, muitas vezes, quando o faz é de modo reducionista, atendo-se as questões biológicas de reprodução. A sexualidade, assim como a inteligência será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a cultura.
          Os adultos de uma forma ou de outra, aos primeiros movimentos exploratórios que a criança faz em seu corpo e aos jogos sexuais com outras crianças. As crianças recebem então, desde muito cedo uma qualificação ou julgamento do mundo adulto em que está imersa permeado de valores e crenças que são atribuídos à sua busca de prazer, o que comporá a sua vida psíquica. Diferente dos pais, que tem o direito de passar valores às crianças, os professores têm o papel de esclarecer sem repassar suas opções pessoais. Preconceitos e valores não pertencem ao universo educacional deste profissional. Na realidade, hoje a escola é que possui cada vez mais esta responsabilidade de educar os alunos para uma sexualidade saudável. Sabemos também que em sua maioria, as escolas não estão cumprindo este papel com eficiência. Como motivo está o despreparo dos professores em abordar o tema, cheio de tabus, e a concorrência desleal dos meios de comunicação que acabam confundindo a cabeça do nosso jovem.
          Mas retornemos a escola. Um dos principais motivos em que a responsabilidade passou a ser da escola é a falta de convivência familiar. Pai e mãe trabalham fora de casa e não participam efetivamente da vida escolar dos filhos. Outro fator relevante é a falta de formação e informação dos pais a respeito do assunto, polêmico e com muitos paradigmas, preferem na maioria dos casos não falar do assunto com os filhos.

AQUINO. J. G. (Org.) Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

Palavras-Chave: Sexualidade; Escola; Comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário