SIQUEIRA,
Luana Martins de.
QUEIROZ,
Claudia de Moura Reis.
FERREIRA,
Angela Maria da Costa
FERRARI, Erika
Este
trabalho tem como objetivo colocar em discussão a importância da utilização de
atividades lúdicas nas escolas de educação infantil. Fazendo uma investigação
junto as instituições de Educação Infantil sobre as práticas de atividades
lúdicas verificamos que estas atividades ajudam a construir o conhecimento,
podendo ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar
diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro.
Podendo ser responsável em transformar, modificar e até mesmo renovar todo o
esforço no qual funciona a Educação Infantil, desenvolvendo habilidades
cognitivas, motoras que são necessários para o desenvolvimento nesta fase. São
atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo
com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
Além de
proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança
classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada
a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando,
criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico. Vendo a
realidade das escolas das quais tivemos acesso e fazendo comparações com as
concepções de alguns estudiosos da área sobre a ludicidade, que no decorrer do
artigo trás uma breve abordagem sobre Educação Infantil, utilização de jogos e
brinquedos e a atuação dos educadores.
A atividade lúdica é inerente ao ser humano, e alguns estudos têm comprovado a
importância das mesmas no desenvolvimento da aprendizagem e das potencialidades
humanas das crianças.
As
brincadeiras e jogos devem estar bem elaborados e planejados para que assim o
lúdico possa cada vez mais se tornar umas metodologias importantíssimas para
todos os educadores. E que todos percebam e abrace essa estratégia de trabalho
e aprendizagem. Para muitos educadores o lúdico é simplesmente brincar e não é
bem assim, com os jogos e brincadeira avalia-se quando o aluno está preparado
para ganhar ou perder; muitos alunos não gostam de perder e tornam-se
agressivos, não tem espírito esportivo, sendo assim, o lúdico é uma metodologia
que poderá modificar o comportamento do aluno para que ele tenha uma nova
maneira de agir e pensar, mas cabe ao professor saber, de que forma, utilizar o
lúdico e principalmente saber avaliar seu aluno.
O educador deve ter
em mente que ao elaborar seus planos de aulas, ele deverá também lembrar-se que
não basta planejar as disciplinas tradicionais como: matemática, português, mas
também incluir no planejamento o “lúdico”, através de gincanas, jogos e brincadeiras
para incentivarem os alunos a brincarem na escola. Portanto, pode-se afirmar
que essa metodologia deve ser construída, levando-se em conta a realidade de
cada grupo de crianças, a partir de atividades que constituem desafios e seja
ao mesmo tempo significativos e capazes de incentivar a descoberta, a
criatividade e a criticidade. Dessa
forma, o professor deve buscar em sua pratica em sala de aula, contemplar
atividades lúdicas auxiliando dessa forma o aluno ter uma maior compreensão e
aproveitamento nos processos de leitura e escrita.
FREIRE, Paulo. A importância do
ato de ler: em três artigos que completam; São Paulo: 2006.
Palavras-chave:
Ludicidade; Educação Infantil; Aprendizagem.
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