sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Atividade Lúdica na aprendizagem


SIQUEIRA, Luana Martins de.
QUEIROZ, Claudia de Moura Reis.
FERREIRA, Angela Maria da Costa
FERRARI, Erika

            Este trabalho tem como objetivo colocar em discussão a importância da utilização de atividades lúdicas nas escolas de educação infantil. Fazendo uma investigação junto as instituições de Educação Infantil sobre as práticas de atividades lúdicas verificamos que estas atividades ajudam a construir o conhecimento, podendo ser entendidas como situações em que as crianças possam expressar diferentes sentimentos, podendo, gradativamente, aceitar a existência do outro. Podendo ser responsável em transformar, modificar e até mesmo renovar todo o esforço no qual funciona a Educação Infantil, desenvolvendo habilidades cognitivas, motoras que são necessários para o desenvolvimento nesta fase. São atividades lúdicas que visam melhorar a socialização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
            Além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites. Enquanto brinca, a criança está pensando, criando e desenvolvendo, dentre outros fatores, o pensamento crítico. Vendo a realidade das escolas das quais tivemos acesso e fazendo comparações com as concepções de alguns estudiosos da área sobre a ludicidade, que no decorrer do artigo trás uma breve abordagem sobre Educação Infantil, utilização de jogos e brinquedos e a atuação dos educadores. A atividade lúdica é inerente ao ser humano, e alguns estudos têm comprovado a importância das mesmas no desenvolvimento da aprendizagem e das potencialidades humanas das crianças.
            As brincadeiras e jogos devem estar bem elaborados e planejados para que assim o lúdico possa cada vez mais se tornar umas metodologias importantíssimas para todos os educadores. E que todos percebam e abrace essa estratégia de trabalho e aprendizagem. Para muitos educadores o lúdico é simplesmente brincar e não é bem assim, com os jogos e brincadeira avalia-se quando o aluno está preparado para ganhar ou perder; muitos alunos não gostam de perder e tornam-se agressivos, não tem espírito esportivo, sendo assim, o lúdico é uma metodologia que poderá modificar o comportamento do aluno para que ele tenha uma nova maneira de agir e pensar, mas cabe ao professor saber, de que forma, utilizar o lúdico e principalmente saber avaliar seu aluno.
O educador deve ter em mente que ao elaborar seus planos de aulas, ele deverá também lembrar-se que não basta planejar as disciplinas tradicionais como: matemática, português, mas também incluir no planejamento o “lúdico”, através de gincanas, jogos e brincadeiras para incentivarem os alunos a brincarem na escola. Portanto, pode-se afirmar que essa metodologia deve ser construída, levando-se em conta a realidade de cada grupo de crianças, a partir de atividades que constituem desafios e seja ao mesmo tempo significativos e capazes de incentivar a descoberta, a criatividade e a criticidade.  Dessa forma, o professor deve buscar em sua pratica em sala de aula, contemplar atividades lúdicas auxiliando dessa forma o aluno ter uma maior compreensão e aproveitamento nos processos de leitura e escrita.


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que completam; São Paulo: 2006.

Palavras-chave: Ludicidade; Educação Infantil; Aprendizagem.

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